quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Manuel Vicente (1)

"A candidatura da Lista C para a SRN é do nosso maior agrado; apoiamo-la e subscrevêmo-la inteiramente. É nossa convicção que o futuro que interessa à Ordem dos Arquitectos passa pela eleição da Lista C."

(1) Presidente da Ordem dos Arquitectos

5 comentários:

Pedro Aroso disse...

No meu último ano do curso (1979), numa época em que as exposições de Arquitectura eram uma raridade, tivemos conhecimento, através do João Luís Carrilho da Graça, da realização, em Aveiro, de um encontro de arquitectos. A ideia daquele evento era fazer um ponto da situação, uma espécie de “State of the Art”, estando prevista a apresentação de alguns trabalhos (Siza, Byrne, Charters, entre outros), sobre os quais muito se falava, apesar da escassez de publicações.
Embora os estudantes não pudessem inscrever-se, eu e mais dois colegas resolvemos arriscar, acabando por entrar no auditório onde decorriam as conferências. Foi aí que fiquei a conhecer o arquitecto Manuel Vicente, que nos proporcionou uma das mais brilhantes e hilariantes dissertações, a que tive o privilégio de assistir. Desde então, passei a acompanhar o seu percurso com redobrada atenção, com destaque para as obras realizadas em Macau. Foi com enorme satisfação que o reencontrei no Porto, há seis anos atrás, verificando que não perdeu nenhum das suas qualidades, que fazem dele uma figura ímpar no seio da nossa classe.
Meu caro Manuel Vicente: como diria o nosso querido Fernando Pessoa, não imagina o quanto eu lhe agradeço o simples facto de existir.

Um abraço
Pedro Aroso

Jovem Rafeiro disse...

O Jovem Rafeiro sublinha o último parágrafo do Pedro Aroso.

Anónimo disse...

"Quem muda, Deus ajuda" - para os crentes
"Quem muda, o Diabo ajuda" - para os cépticos
"Quem não quer mudar, deixa-se ultrapassar" - para os de sempre
Um novo ciclo, uma nova força !!
Um abraço amigos (Lista C),
Nuno Coelho

Pedro Aroso disse...

Caro Jovem Rafeiro

A título de curiosidade, quando reencontrei o Manuel Vicente no Porto, durante o debate para as eleições da Ordem, eu integrava a lista A para os órgãos nacionais, liderada pelo Manuel Queirós, enquanto a lista A, candidata à SRN, era encabeçada pelo Carlos Guimarães. Nestas circunstâncias, até nos encontrávamos em campos opostos. No entanto, esse facto nunca diminuiu a admiração que sempre tive pelo Manuel Vicente.
Aproveito para fazer uma correcção: era o Mário de Sá Carneiro que dizia ao Fernando Pessoa: "Não imagina o quanto eu lhe agradeço o simples facto de existir".

Pedro Aroso

Jovem Rafeiro disse...

Caro Pedro Aroso,
era bom que as competitividades políticas não emplastrassem amizades; e era bom também que nunca nos fizessem esquecer delas. Mas fazem; está provado que fazem.

Mas chega de lamúrias, que já não há pachorra; o Manuel Vicente é, de facto, o maior!