quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Avelino Oliveira


"Caros subscritores da Lista C à OASRN:

Considero importante que a OA faça a mudança de paradigma. O que esperamos de uma ordem profissional? Não creio que seja a entronização de uns simbólicos e distintos membros e dos seus fieis seguidores. Hoje o universo de arquitectos que conheço estão disseminados em vários campos de actividade e em várias áreas do saber. Não é uma novidade que o papel da ordem deverá ser desenvolvido nessa diversidade multidisplinar da profissão, nessa multiculturalidade e nesse abrangente universo profissional dos nossos colegas. Julgo que os representantes têm feito o trabalho que querem. Não o trabalho que poderiam ter feito. A potencialidade do colégio profissional a norte de Portugal é muita e está desaproveitada. Acredito que essa falta de dinamismo e ambição seja proveniente do esgotamento de uma geração que viveu os últimos tempos de afirmação do moderno em Portugal e que não conseguiu perceber a plenitude dos novos tempos. É por isso necessário tomar as rédeas dos novos percursos. Os modernos de outrora tornaram-se os conservadores de hoje, agrupados em famílias de elites que ora vão aceitando as contaminações que o trabalho de um arquitecto vai sofrendo fora do sagrado âmbito do atelier (ainda que ele seja de vão de escada).
O próximo desafio eleitoral não é sobre a necessidade da promoção cultural e divulgação da arquitectura. Nem sequer é uma disputa entre os pró cultura e os contra cultura. Se a actividade cultural da ordem é o seu cartão de visita dos últimos mandatos, aceitemos então esse argumento e sublinhe-se então que o que falta fazer é o resto:
- uma gestão profissional; uma ordem para todos os seus membros; uma defesa da qualidade de emprego; impulso pela melhoria do emprego dos jovens colegas (e não o contrário como tem sido feito com a obrigatoriedade dos estágios não remunerados, da formação paga e das conferências "obrigatórias") Por tudo isto julgo que o Daniel Fortuna do Couto apresenta-se como o colega mais capaz para liderar um processo de alteração de rumo da ordem. A sua equipa não é só competente, é antes muito competente, bastante dedicada e eu pessoalmente revejo-me em muitos colegas que possuem o perfil adequado para representarem o universo dos arquitectos a norte.
Por tudo isto votarei na Lista C e espero sinceramente que a generosidadedos colegas que se apresentam a votos para representarem essa mudança seja recompensada. Contem comigo."

Sem comentários: